13 de out. de 2007

como funcionará a TV aberta no celular no Brasil

A Gradiente já anunciou que deve lançar até o final do ano de 2007 o seu primeiro modelo de celular compatível com a TV digital. O vice-presidente de novos negócios da companhia, Moris Arditti, revela em entrevista exclusiva ao IDG Now! mais detalhes sobre o aparelho e avalia as vantagens e expectativas para a TV aberta no celular, que na sua opinião, será uma verdadeira “revolução”.

IDG Now! - Quando a TV digital estrear, em dezembro, o usuário já poderá assistir TV aberta no celular?
Moris Arditti, da Gradiente - Em princípio sim, porque o sistema que o Brasil está adotando [japonês], ao contrário do europeu, por exemplo, permite que a programação que estiver indo ao ar para aparelhos fixos seja simultaneamente transmitida pelo mesmo radiodifusor, pela mesma transmissão e pela mesma antena, para os aparelhos portáteis. A Gradiente está trabalhando para que isso aconteça.

IDG Now! - O que muda com a TV pelo celular?
Arditti -Acho que vai haver uma mudança de hábito dramática que vai fazer com que aquilo que hoje o obriga a ficar dentro de casa, para poder assistir na TV, seja acessado livremente em qualquer lugar. Invés de ficar amarrado a um local para assistir a TV, que está ligada por um fio à tomada e por outro a um cabo, você vai poder acessar o mesmo conteúdo com mobilidade e isso vai ser uma revolução.


IDG Now! - Quais as expectativas em relação à produção e vendas de celulares com TV no País?
Arditti - O mercado vai vivenciar uma substituição de todo o consumo de TV e celular que existe. Se, em tese, são vendidos 10 milhões de aparelhos de TV ao ano no Brasil hoje, no futuro esses 10 milhões vão ser todos com recepção para TV digital, até porque o sinal analógico um belo dia vai ser desligado e isso está previsto para acontecer em 2017.

IDG Now! - O celular vai liderar o acesso móvel à TV digital?Arditti - Certamente o celular é o aparelho portátil que tem mais vocação para receber a TV digital terrestre, porque você o carrega no bolso. Mas não quer dizer que vai ser o único produto. Onde tiver uma tela de boa resolução, no futuro esse display tende a ter um receptor de TV digital.

E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. (Apocalipse 13 : 3)