11 de jul. de 2008

Registro único de identidade começa a ser implantado em 2009


"A civilização material é como uma lâmpada, enquanto a civilização espiritual é a luz dessa lâmpada. Se a civilização material e a espiritual se tornarem unidas, então teremos a lâmpada e a luz juntas." (A paz universal - Abdu'l'bahá" ).
....
Intenção da PF é que em 9 anos, 150 mi de brasileiros tenham o seu número RIC, com cartão de identificação micropropcessado

Instituído pela Lei 9454/1997, o Número Único de Registro de Identidade Civil (RIC) começará a ser implantado em 2009 pela Polícia Federal. A intenção é que em nove anos, 150 milhões de brasileiros tenham o seu número RIC. A partir do terceiro ano do projeto, 80 mil pessoas poderão ser cadastradas a cada dia, com meta de 20 milhões por ano.

A ferramenta para execução do projeto RIC foi adquirida em 2004, quando o Governo Federal investiu U$ 35 milhões na aquisição do Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS), colocado sob a responsabilidade do Ministério da Justiça.

Para a implementação do RIC, será feita a integração dos institutos de identificação de todo o país. Os órgãos regionais receberão estações de coleta e os dados serão centralizados, possibilitando ao cidadão solicitar a segunda via do seu documento de identidade em qualquer lugar. O projeto contempla ainda a utilização de um cartão de identidade com itens de segurança como fundos complexos, tintas e efeitos óticos especiais, além de chip para armazenamento de dados e certificado digital.