29 de set. de 2008

Congresso dos EUA fecha acordo sobre pacote econômico

Líderes dos partidos Republicano e Democrata no Congresso dos Estados Unidos chegaram neste domingo a um acordo sobre o texto do pacote de US$ 700 bilhões para socorrer o setor financeiro.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/09/080929_euaatualiza_ac.shtml


A troca do sistema capitalista pelo cooperativista


Segundo a revista The Economist, esse pacote econômico de US$700 mil milhões não significa o fim dos problemas.A atual fúria de venda de ativos, por parte das instituições financeiras, apenas agrava os seus problemas, forçando a venda de mais ativos e assim por diante.
Por sua vez, as dificuldades dos bancos de investimento dos EUA afetam os seus hedge funds – os quais dependem dos bancos comerciais. Por outro lado, a dívida total dos Estados Unidos já ultrapassa 300 por cento do PIB – muito superior ao máximo atingido durante a Grande Depressão (ver gráfico). E ainda existe o perigo de um efeito "segunda volta" provocado por novos problemas na área financeira: as hipotecas são o atual problema, mas no próximo ano a preocupação poderá ser com cartões de crédito, financiamento de carros e dívida corporativa.
O colapso no dólar torna impossível o cumprimento das metas do milênio.