19 de out. de 2008

As Metas do milênio do jeito que o diabo gosta

Metas do milênio é samba enredo da Vai-vai em 2009!

Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos. (Habacuque 2 : 5)

“.... Objetivos do Milênio, com ênfase para a saúde, em especial o combate à hanseníase — abordada no sexto ODM e tema do samba-enredo da escola em 2009..”


No Brasil, a iniciativa deve envolver mais de 13 mil pessoas em 43 eventos — incluindo palestras, oficinas, cerimônias oficiais, distribuição de comida, acampamento de escoteiros e até ensaio de escola de samba. Foram registrados oficialmente eventos em São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão e Paraíba.

Em 2006, o movimento reuniu 23,5 milhões de pessoas no mundo. No ano seguinte, ganhou lugar no Guinness Book como a maior mobilização mundial de todos os tempos contra a pobreza: mais de 47 milhões de pessoas se levantaram em manifestação para que os ODM sejam cumpridos. Para 2008 — quando metade do prazo estabelecido para o cumprimento dos ODM já se passou —, o objetivo é alcançar novo recorde.

Os organizadores do Levante-se no Brasil esperam atos dos mais diversos, em geral de pequenas dimensões — nesta edição, o movimento chama as pessoas a, além de protestar, agir e contribuir concretamente para a erradicação da pobreza e os avanços dos Objetivos do Milênio.

Em São Paulo, a escola de samba Vai-vai, 13 vezes campeã do carnaval paulistano, vai fazer uma manifestação durante o ensaio de domingo. A idéia é destacar junto à comunidade a importância dos Objetivos do Milênio, com ênfase para a saúde, em especial o combate à hanseníase — abordada no sexto ODM e tema do samba-enredo da escola em 2009. A ação conta com apoio do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), que, por meio de seus mais de cem núcleos no Brasil, organizará outras manifestações em prol dos ODM.

Em João Pessoa, a Comunidade Africana da Paraíba pretende reunir 500 pessoas e manifestar apoio aos ODM por meio de passeatas e palestras, no sábado. A UniGente vai distribuir 2 toneladas de macarrão na comunidade São Rafael, também na capital paraibana. Já Itaobim (MG) espera reunir mil pessoas nesta sexta em um evento que incluirá iniciativas para reciclagem do lixo, desenvolvimento de hortas comunitárias e erradicação do trabalho infantil. Em Maricá (RJ), um grupo de 200 escoteiros de 7 a 10 anos vai promover um acompamento com ações ecológicas.Em Brasília, funcionários e pesquisadores do Centro Internacional de Pobreza vão distribuir materiais informativos sobre os ODM.

Iniciativas menores também estão programadas. Em de São Paulo, um Levante-se que acontecerá no vão do MASP no dia 19, domingo, espera a presença de 10 pessoas. Outra iniciativa, desta vez de um restaurante no Rio de Janeiro, deve contar com a participação de 20 pessoas, que pretendem arrecadar de três a dez reais em cada refeição para doar a alguma instituição.

O PNUD tem evento programado para seus funcionários, nesta sexta-feira, em Brasília. O objetivo é o desenvolvimento de um possível plano de ação para apoiar as atividades relacionadas aos ODM no próximo ano.

http://www.pnud.org.br/cidadania/reportagens/index.php?id01=3063&lay=cid